Depressão: quais são as causas, os sintomas e como tratar a depressão?

Definição de depressão

Depressão é uma psicopatologia que afeta o organismo de forma sistemática, pois o transtorno gera sinais e sintomas que podem afetar vários sistemas: pensamentos, afetos, comportamentos e estados fisiológicos.

Na depressão o sujeito sente um “rebaixamento” do seu humor, uma “redução da energia” e, em virtude disso, pode apresentar diminuição importante de várias de suas atividades rotineiras (ex.: higiene pessoal, trabalho, lazer, contatos sociais, limpeza da moradia, desejo sexual, etc.).

A possível alteração da capacidade de experimentar o prazer pode aumentar o isolamento social, assim como a perda de interesse e diminuição da capacidade de concentração pode prejudicar estudos, trabalho e demais atividades rotineiras.

Problemas na qualidade do sono são frequentes, tanto da insônia (inicial, meio e final de noite).

A diminuição do apetite pode aumentar o estado de fadiga e isolamento, por falta de nutrição básica para manutenção do sistema fisiológico, gerando mais consequências negativas aos demais sistemas (ex.: psicológico, comportamental).

A presença de diminuição da auto-estima, da autoconfiança e aumento de ideias de culpabilidade e indignidade pode prejudicar vários campos de atividade.

A prevalência da depressão em adultos, nas amostras comunitárias, varia de 5 a 9% (para as mulheres) e de 2 a 3% (para os homens); os referidos índices, em tese, não têm relação com: etnia, educação, rendimentos ou estado civil.

O risco para depressão durante a vida em amostras comunitárias tem variado de 10 a 25% (para as mulheres) e de 5 a 12% (para os homens).

A depressão é 1,5 a 3 vezes mais comum entre os “parentes biológicos” em primeiro grau de pessoas com esta patologia.

Quais são as causas da depressão?

A depressão é uma doença com causas multifatoriais.

Assim, a depressão pode ser gerada por: traumas psicológicos, dificuldades sociais, alterações negativas do funcionamento neuropsicológico, crises familiares, perdas econômicas, problemas no trabalho, etc.

Como tratar a depressão com estratégias científicas (e sem remédios)?

Existem várias táticas científicas para tratar a depressão, entre elas destaco as seguintes:

Quer fazer parte do nosso grupo gratuito de como tratar doenças com estratégias científicas e sem remédio?

Então, visite o nosso grupo: https://www.facebook.com/groups/comotratar/

Palavras-chave: depressão, sintomas de depressão, como tratar uma pessoa com depressão, como tratar uma depressão, como tratar da depressão.

Envie suas críticas,  dúvidas e sugestões clicando aqui.

Se essa informação lhe ajudou de alguma forma, escreva o seu comentário e compartilhe nas redes sociais. Assim, criaremos e promoveremos conhecimento.